domingo, 17 de abril de 2011

Quem somos



ALEPA – A Literatura dos Espaços Populares Agora

A ALEPA – A Literatura dos Espaços Populares Agora é um projeto cultural que tem por objetivo estimular e apresentar a produção poética e ficcional de autores oriundos de periferias.

Com o advento da internet e da tão afamada inclusão digital qualquer um, agora, pode se tornar um autor, muitos dizem. Contudo, na prática, essa máxima cai por terra a partir do momento em que para legitimar um escritor a sociedade ainda espera dele a materialização da sua obra, o livro. Apesar dos avanços da tecnologia que hoje nos permite carregar bibliotecas inteiras nas mãos as classes populares ainda dispõem de acesso a esses recursos. Nem por isso este grupo social deixa de produzir o seu próprio discurso literário, repleto de peculiaridades e sinais de resistência.

Com o propósito de registrar as mais diversas formas de pensamentos, estilos e expressões desses autores valorizando, assim, a arte popular do novo século, é que a ALEPA, coordenada pela escritora Adriana Kairos, pretende, através de concursos literários (Prêmio Kairos Poiesis*) com temas pré-estabelecidos, selecionar trabalhos de poetas e escritores de origem popular para compor antologias que serviram como verdadeiros portfólios a seus participantes. 

O concurso denominado Prêmio Kairos Poiesis* nasceu no primeiro semestre de 2010 e logo no segundo já pôs em evidência 12 nomes (apresentados na coluna AUTORES deste site). O Prêmio KP surge da inquietação e indignação de sua coordenadora, AKairos, por não encontrar, principalmente em sua cidade, Rio de Janeiro, muitos veículos que promovam de maneira simples e eficiente essa manifestação cultural popular, o discurso literário.

O Prêmio KP é composto de uma banca avaliadora formada por excelentes professores de literatura e agentes culturais. Os classificados por essa banca têm a oportunidade de publicar um ou dois textos na antologia fruto do concurso. Além disso, os autores ganham um espaço no site ALEPA A LITERATURA DOS ESPAÇOS POPULARES AGORA que propõe divulgar esses novos nomes da Literatura dos Espaços Populares do país.

O projeto, inicialmente sem nome e ainda sem patrocínio, já foi manchete de um dos principais jornais do país, O Globo, e de outros meios de comunicação. A expectativa é de que a proposta cresça e faça a diferença para os autores periféricos do país inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento das Antologias "MARGINAL" e "POESIA SUBURBANA"